segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bacia Sanitária

Um assunto interessante, que surgiu hoje na lista do Cadklein foi:
- Por que a bacia sanitária (mais conhecido como vaso sanitário) não pode ficar bem em frente à porta de entrada do banheiro.


Intrigante esta pergunta, não?

Assim, poder, pode. Mas, reflitam comigo...

O camarada está ali, acabando de se vestir, ou muito antes disso. Inadvertidamente, esqueceu a porta destrancada. Entra a cunhada curiosa e o pega.... daquele jeito!

Outro ponto: Já viram coisa mais feia que uma bacia sanitária?
Eu acho horrorosa. Já inventaram mil modelinhos, mas ela continua sendo feia.
A celite lançou uma, há uns 10 anos, chamada Proa, que eu achava linda.
Até me sentar nela: Extremamente desconfortável!
Assim sendo, escondamo-a!

Quando adentramos um banheiro numa casa bonita e bem feita, esperamos avistar ali uma bela bancada, com espelhos trabalhados. Potes de sais. Pilhas de sabonetes coloridos e perfumados....



Sempre que entro num Lavabo novo e bem projetado, fico a me deleitar com as maravilhas expostas ali.


É claro que existem casos onde tudo isso muda de figura. No caso dos Sanitários para Portadores de Necessidade Especial (PNE), é preciso um espaço funcional e grande suficiente para girar uma cadeira de rodas ali dentro. Neste caso, a bacia sanitária deve estar o mais acessível possivel. Se o usuário precisar dar muitas voltas ali dentro, está errado. Para acertarmos, existe a NBR 9050 a nos guiar. (domínio público http://www.mpdft.gov.br/sicorde/abnt.htm)

Também existirão aqueles que defenderão que, num momento de extrema urgência, ter o bendito vaso logo na entrada da porta, seria uma dádiva dos Deuses!
Não os culpo!

Mas, confesso que, muitas vezes, batendo a cabeça para definir um ambiente de banho, desejei loucamente, não ter que colocar ali, uma bacia sanitária.

Como os usos e a necessidades mudam!!!