segunda-feira, 18 de março de 2013

Lareiras - Parte I

Para o Interior

O frio vem chegando e muita gente começa a preparar a casa para recebê-lo.
Aqui em Brasília, as temperaturas não caem tanto, mas por ser bem seco, a sensação térmica fica bem desconfortável.


Falando em frio, há tempos tenho contade de falar sobre lareiras. 

Quando construí minha casa, quis que ela fosse bem arejada e iluminada, o que a deixou bem fria no inverno. Fui em busca de uma lareira que pudesse colocar na sala, sem ter que quebrar parede, laje e tudo mais que uma chaminé decente precisa. 
Pesquizei muito e descobri boas casas no Sul do País e em São Paulo. Eles foram fantásticos no atendimento e nas explicações. No final, colocarei os contatos.

Uma lareira Tradicional é linda, mas precisa ter uma chaminé para sair a fumaça, caso contrário, sua casa é que ficará cheia dela. Usa lenha natural como combustível. Isto faz com que precisemos ter estoque e que prestemos atenção para reavivar o fogo e repor lenhos quando preciso. Mas tem um barulhinho característico e um cheirinho insubstituíveis. E eu queria chegar o mais perto possível disso.




















Então descobri as lareiras à Gás e Elétricas. O funcionamento das duas, é basicamente o mesmo, muda a fonte de energia (o que também muda o preço da crianaça). E, agora, também lareirinhas alimentadas com Etanol.

O mais legal é que essa galera inventou uma forma de termos efeito de lareira tradicional e sem fumaça: 

A gás - Lareira a gás é mais eficiente do que as lareiras à etanol e elétricas com relação ao tempo de aquecimento e capacidade máxima do mesmo, mantém melhor a temperatura ambiente por ser estável. A manutenção preventiva exige apenas limpeza anual. Precisa para Instalação um ponto de Gás (tubulação) e ponto elétrico (tomada). 

Pedras Vulcânicas




Pedras Vulcânicas - É isso mesmo que são. Pedras de vulcão, que ficam vermelhas e estalam ao contato com o fogo. Não se deteriora, não gera cinza ou detrito algum. Não faz fumaça. Gera gás Carbônico (pede uma saída de ar em algum local próximo 0u uma janela aberta)





kit lenho a gás

Este é chamado de Kit Lenho à gás. É uma lenha artificial, cerâmica e refratária. Também fica vermelha em contato com o fogo, mas não queima. É linda e parece lenha de verdade. Se a gente não conta do que se trata, ninguém percebe. Esta é a que eu tenho em casa. Nos dias quentes, fica ali apagada, linda enfeitando minha sala de estar. Como também gera gás Carbônico, tenho um poço de vetilação no mezzanino que deixo aberto quando ela está ligada.  




Compradas em lojas sérias, elas são súper seguras. Possuem válvula de segurança, caso o fogo não ascenda o fornecimento de gás é cortado. 

Vejam as possibilidades:

a gás



Elétricas - São mais caras, porém são as mais seguras. Preciam apenas de um ponto de energia elétrica. Uma tomada. Elas possuem uma resistência elétrica e uma imagem 3D. Inclusive, se quiser ligar apenas a imagem de chama, terá uma lareira linda, que não aquece o ambiente. Luxo total para os dias de calor!

Olha como ficam legais:
Elétricas



A Lareiras à Etanol, são portáteis e ideais para ambientes menores. usam o álcool 92,8° Existem em vários tamanhos, com capacidade de armazenamento diferentes, o que pode proporcionar mais ou menos tempo de fogo. Podem receber pedras vulcânicas e lenho artificial como decoração. O que vi de inconveniente é que, acabou o álcool, acabou o fogo. Não é possível repor como se faza com lenha natural. Tem que apagar a lareira, para encher novamente o refratário. O material de que são feitas (na maioria, ferro e aço inox) não retém o calor por muito tempo. Mas, se o ambiente jé estiver quentinho, e se você for ligeiro, não dá tempo de esfriar tanto assim. 

E..... São simplesmente lindas!!!!

a etanol

 Para saber que tamanho comprar para cada ambiente, os fornecedores informam quantos metros quadrados cada uma aquece. E, os que entrei em contato, foram súper colaborativos. Eles informam tudinho. 

Que o inverno venha! 
Com charme, elegância e bom gosto
Combine sua lareira, seja lá que modelo for, com mantas, almofadas, cobertores, tapetes fofinhos e bem preparados chás da tarde. Me convidem. 
Amo!!!!

Fonte:

www.casadaslareiras.com.br
www.sclareiras.com.br



3 comentários:

  1. Muito interessante! Apesar de não possuir nenhuma, ainda vou construir aqui em casa!
    Parabéns e obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Kennedy! Tomara que consiga logo a sua!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog...encontrei o que precisava...obrigada!

    ResponderExcluir